Dr. Marino - f50.jpg

SOBRE NÓS

No ano de 1960, tomou posse como Juiz de Direito da Comarca de São Carlos, Estado de São Paulo, o Dr. Marino da Costa Terra, tendo a si atribuída a vara privativa de menores. Formulou, face aos problemas levantados naquela comarca em seu discurso de posse, o compromisso de trabalhar em favor da promoção do jovem desassistido.
Em 1961 deu-se inicio a um trabalho de associativismo infanto-juvenil, sem esboçar, com tudo, as linhas definidas do patrulherismo. Em 1962, como fruto do trabalho, surge em 2 de abril, em São Carlos, o primeiro C.A.M.P. – Circulo de Amigos do menor Patrulheiro. Em 1963 ocorreu a reformulação do estatuto do CAMP – São Carlos, ora denominado CAMP – Dr. Marino da Costa Terra, que chegou a atender 1.100 meninos e 200 meninas.
Dr. Marino da Costa Terra procurou enfrentar o problema do jovem desassistido combatendo-o em suas fontes, avaliando ser mais importante fazer um trabalho preventivo para evitar que o adolescente chegasse a condição de réu, em um processo que o marcaria por toda sua vida. Entendeu, como solução, dar ao adolescente uma orientação educativa, por sua ação voluntária, contando também com o apoio da comunidade e dos familiares dos adolescentes.
O CAMP Goiânia foi fundado em Goiânia, em 01 de julho de 1973, graças à iniciativa do Sr. Paulo Henrique de Andrade. O Circulo de Apoio à Aprendizagem Profissional de Goiânia mantém vivas sua Missão e Visão, com a finalidade de oportunizar Educação, Trabalho, Cultura e Lazer aos adolescentes. É uma Instituição filantrópica, reconhecida de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, devidamente legalizada, desde a sua constituição, com as inscrições no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e no da Assistência Social, tanto quanto no Conselho Nacional de Assistência Social CNAS, à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de Goiás
Embasados na filosofia criada por Marino Terra, a solução para a questão do atendimento social e educacional ao jovem nos bairros da grande Goiânia realizaram uma aliança em prol desta obra. Hoje, a entidade ministra curso de Qualificação Profissional, tendo em seu currículo “Informática Básica e Avançada”. Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Relação Interpessoal e Ética, Marketing, Cooperativismo, entre outras disciplinas e desenvolve programa de orientação e assistência social respeitado e reconhecido nesta comunidade. A ação socioeducativa se completa com o programa de aprendizagem profissional implantado desde 2001.
Nestes mais de quarenta anos de funcionamento, o CAMP Goiânia já atendeu mais de cinco mil adolescentes, os quais são acompanhados e avaliados continuadamente.

Entre em contato